sexta-feira, 20 de julho de 2012

PCdoB-SP: Comitê Estadual projeta vitórias eleitorais em 2012

Reunidos no último final de semana, na Assembleia Legislativa de São Paulo, dirigentes estaduais e pré-candidatos do PCdoB avaliaram o quadro eleitoral e projetaram boas chances de êxito para o partido no processo eleitoral de 2012. O projeto político, dos mais ousados na história recente da legenda, tem os objetivos de eleger prefeitos e dobrar a bancada de comunistas nos legislativos municipais.

A apresentação do panorama político nacional e os objetivos do PCdoB – que contempla a eleição de prefeitos em importantes capitais – foi feita por Nivaldo Santana, secretário sindical do Partido.
Nádia Campeão, presidenta estadual do PCdoB, salientou que o projeto partidário no estado nunca foi tão extenso, uma vez que a legenda está organizada em 309 cidades, e teve tantas chances de êxito como agora.

Capital: visibilidade inédita para o Partido

A dirigente ressaltou a grande vitória obtida até o momento na capital do estado, onde mantém visibilidade inédita com a pré-candidatura de Netinho de Paula a prefeito e organizou uma chapa completa e forte de vereadores.

“Tivemos muito sucesso até agora no projeto de disputar a prefeitura de São Paulo, pela montagem de chapa completa de vereadores e a grande liderança de Netinho, que aparece em terceiro nas pesquisas”, apontou, lembrando ainda que o pré-candidato acabara de participar, no dia anterior, de uma sabatina na rede Record.

Chances reais de vitória em Jundiaí

Outra disputa que gera grande expectativa entre os comunistas acontecerá em Jundiaí, onde o deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB) aparece na segunda posição em todas as pesquisas, levando a contenda ao segundo turno. Cidade importante do interior do estado, Jundiaí é governada há 20 anos pelo PSDB.

Novidade para esta eleição foi a aliança, recentemente anunciada, com o Partido dos Trabalhadores. O PT indicou o vereador e ex-deputado federal Durval Orlato para compor a chapa como vice.

Expansão é marca de 2012
 A organização de comitês em muitas cidades trouxe um cenário mais diversificado e promissor para o partido no estado, o que trará frutos em 2012 e projetará vitórias para 2014. Em muitas cidades de médio e pequeno porte, o PCdoB pode obter resultados expressivos, seja pela conquista de prefeituras ou por vagas em câmaras.


“Temos chances reais de dobrar a bancada de vereadores no estado. Temos 50 hoje. Podemos nas câmaras ajudar a população, pressionar governos e participar de governos, buscando continuar linha de acumulação [de forças] do Partido”.

Junho, o mês das Convenções
A reunião apontou o indicativo para que as convenções municipais sejam preparadas desde já, como atos políticos importantes e de repercussão política local. Outra orientação relevante foi acerca dos documentos a serem juntados para a validação das convenções e, consequentemente, o registro das candidaturas e das chapas, além da correção das prestações de contas.

A reunião terminou com o diagnóstico otimista das chances do Partido para o pleito de 2012. “O PCdoB nunca chegou com um projeto tão amplo como este. As possibilidades de vitória são grandes”, finalizou Nádia Campeão.

De São Paulo, Fernando Borgonovi

Nenhum comentário:

Postar um comentário